Reisverslagen

Trip Information

Turkije
BLUE MOSQUE
BLUE MOSQUE (24)
Trip Date:2010-10-10 - 2010-10-16
# Photos:22 [View]
Countries visited:Turkije
Gezien: 2564
O território da Turquia encontra-se na Eurásia e apresenta um formato aproximadamente retangular, com uma extensão L-O de 1.660 km e N-S de menos de 800 km.
A área total do país, inclusive as superfícies lacustres, totaliza 780.000 km², dos quais 97% se encontram na Anatólia (também conhecida como Ásia Menor), no oeste da Ásia, e 3% na Europa (a chamada Trácia). É o 36º país em território, comparável em área ao Chile, sendo um pouco menor do que o estado brasileiro do Mato Grosso.

A Anatólia é formada por um planalto central alto e planícies litorâneas estreitas, com os Montes Tauros ao sul. O terreno interior da Anatólia torna-se progressivamente mais acidentado à medida que avança para o leste, ali encontrando-se rios como o Eufrates e o rio Tigre, bem como o Lago Van e o Monte Ararat (5.137 m), este o ponto culminante da Turquia.
Monte Ararat, o ponto mais alto da Turquia.

As diversas regiões da Turquia apresentam climas diferentes. Os litorais egeu e mediterrâneo têm invernos frios e chuvosos e verões quentes e relativamente secos. As montanhas próximas ao litoral impedem que a influência do Mediterrâneo avance para o interior, conferindo às regiões longe da costa um clima continental com estações diferenciadas. O planalto central anatólio é mais sujeito a extremos do que as regiões litorâneas, apresentando invernos especialmente rigorosos.

A principal cidade do país, Istambul (anteriormente chamada Bizâncio, depois Constantinopla), encontra-se entre a Trácia e a Anatólia, dividida ao meio pelo estreito do Bósforo. Trata-se da única cidade do mundo a cavaleiro de dois continentes...
explore TREKEARTH